terça-feira, 5 de abril de 2011

Òrgãos Linfóides Secundários na Resposta Adaptativa

Na resposta adaptativa são formados linfócitos T e B memória que permitem um reconhecimento antigênico mais rápido e uma melhor defesa em contatos subseqüentes. O resultado é uma imunidade duradoura, protegendo o organismo contra infecções pelo mesmo agente.

Os linfócitos B e T são as principais células da resposta imunológica adaptativa, ambos são produzidos através de precursores da medula óssea, sendo os linfócitos B maturados na própria medula, enquanto os linfócitos T são maturados no timo, logo, medula óssea e timo são considerados órgãos geradores. Os linfócitos B e T migram para os linfonodos através dos vasos linfáticos e para o baço através dos vasos sanguíneos, onde estão aptos a serem ativados de acordo com o reconhecimento de um antígeno. Esses antígenos são coletados pelo baço pela via sanguínea e pelo linfonodo pela via linfática. Logo baço e linfonodo são considerados órgãos secundários.
  
    A resposta imunológica adquirida tem habilidade para enfrentar desafios, como por exemplo, proteger nosso corpo contra microrganismos específicos. E para desempenhar de maneira eficaz essa ação ela depende de determinadas células, órgãos e mecanismos.

Um comentário: