quarta-feira, 16 de março de 2011

Antígenos e imunógenos

O que são antígenos e imunógenos?
O que são imunógenos?
São substâncias simples ou complexas que são capazes de se ligar a componente do sistema imune ativando assim uma resposta imune específica.
O que são antígenos?
São estruturas moleculares que interagem com anticorpos (reconhecimento). Estas estruturas apesar de reconhecidas nem sempre provocam uma resposta do sistema imune.

Antígenos são estruturas que se ligam às moléculas imunologicamente ativas, os anticorpos. Imunógenos são antígenos com capacidade de provocarem uma reação imunológica específica contra eles, ou seja, levam à produção de anticorpos e também à produção de linfócitos T auxiliadores, citotóxicos e supressores. Todos estes agentes produzidos pelo estímulo do imunógeno possuem ação específica para ele. Os imunógenos devem possuir uma estrutura química capaz de induzir à reação do nosso sistema imune. Esta estrutura inclui certo tamanho da molécula (peso molecular), bem como complexidade química.

Idéia de Especificidade dos anticorpos
Os antígenos estão presentes em todos os lugares e podem ser simples ou complexos possuindo muitas vezes diversos epítopos (determinantes antigênicos). Quando um antígeno promove uma ativação no sistema imune podemos denomilá-lo de imunógeno. A imunogenicidade está relacionada com diversos fatores inerentes aos imunógenos ou mesmo aos indivíduos, pois é necessário o reconhecimento dos antígenos e imunógenos por estruturas do sistema imune: os anticorpos (BCR) e receptores de células T (TCR)

Epítopos
Também conhecidos como determinantes antigênicos, os epítopos são porções do antígeno que reúnem aspectos físicos e químicos que favorecem o reconhecimento a regiões específicas dos anticorpos ou TCR´s.
Uma única molécula antigênica normalmente possui vários epítopos diferentes
.
Hapteno
Os haptenos reagem de forma apropriada com produtos da resposta imuno.
Quando ligados covalentemente a proteínas imunogênicas apropriadas (carreadores) possuem a capacidade de induzir essa resposta. O complexo hapteno-carreador comporta-se como um epítopo de célula

4 comentários: